top of page
Teste de Fundo 9.png

Quem Somos?

O Observatório das Eleições 2024 é uma iniciativa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT IDDC). Reúne especialistas de diversas áreas, como cientistas políticos, juristas, sociólogos e comunicólogos.

 

Disponibiliza artigos, vídeos, infográficos e outros formatos de conteúdos sobre as eleições, por meio de dados originais ou sistematizações de dados públicos. Fruto da cooperação entre cientistas políticos e instituições de pesquisa de renome, o Observatório existe desde 2018 e oferece subsídio acadêmico e explicação pedagógica aos diferentes atores políticos, sociedade civil, comunidade universitária e imprensa para o debate sobre as questões centrais envolvidas e trará em primeira mão resultados das pesquisas inéditas A Cara da Democracia no Brasil, também iniciativa do INCT IDDC.

 

Na edição 2022, o Observatório fez um grande levantamento de dados com foco em um monitoramento independente sobre a desinformação e o papel das redes sociais, além do monitoramento do sistema de justiça no resultado das eleições.

Teste de Fundo 9_edited.jpg

Contexto e Temas de Debate

​Em 2024, o Observatório das Eleições retoma as atividades de pesquisa para monitoramento da disputa eleitoral, dessa vez, no âmbito dos municípios.

 

Na edição de 2022, o Observatório fez um grande levantamento de dados com foco em um monitoramento independente sobre a desinformação e o papel das redes sociais, além do monitoramento do sistema de justiça no conjunto das eleições, as questões relativas a gênero e raça, a pauta do meio ambiente e do aquecimento global, as discussões sobre participação e os atores coletivos.

 

Nesta versão atualizada, os temas e a as pautas continuam, sendo contextualizadas pela perspectiva local e pelo impacto da disputa política nacional nos municípios.

GIF 1 Quem Somos.gif
GIF 2 Quem Somos.gif
Teste de Fundo 9.png

OPINIÃO PÚBLICA

JUSTIÇA E ELEIÇÕES

GÊNERO E RAÇA

DESINFORMAÇÃO E REDES

ATORES COLETIVOS

LEGISLATIVO

MEIO AMBIENTE

CENTRO-OESTE

Teste de Fundo 4_edited.jpg

A Equipe

1.png

Coordenador do INCT IDDC e do Observatório das Eleições. É professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, doutor em Sociologia Política pela New School for Social Research e com pós-doutorado pelo MIT – EUA. Foi representante de área da Capes, diretor da Anpocs e presidente da ABCP. Autor de vários livros, entre eles O Pêndulo da Democracia no Brasil e Governo Bolsonaro: Retrocesso Democrátio e Degradação Política.

AVRITZER

leonardo

5.png

Possui graduação em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), mestrado e doutorado em ciência política pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), com estágio pós doutoral em ciência política na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD).

SANTOS

fabiano

2.png

Professora do Departamento de Ciência Política da FAFICH da UFMG. Coordenadora do Observatório da Justiça no Brasil e na América Latina. Pesquisadora do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação. Doutora em Ciência Política e Mestre em Filosofia do Direito pela UFMG.

MARONA

marjorie

Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da UFMG. Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG. Coordenador do Curso de Graduação em Gestão Pública. Pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Ciência Política pela UFMG. Graduação em Ciências Sociais e em Psicologia. Pesquisador de cidadania, constituições brasileiras, cultura política, participação política na gestão pública na América Latina.

SILVA

eduardo

Teste de Fundo 9.png
6.png

É doutora em História pela Unicamp, professora de Ciência Política da UnB e pesquisadora do CNPq. Foi presidente da Associação Brasileira de Ciência Política. É autora, entre outros, de Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil e coautora de Gênero, neoconservadorismo e democracia, ambos publicados pela Boitempo em 2018 e 2020.

BIROLLI

flávia

23.png

Mestre em Filosofia Política pela UNICAMP e mestre e doutor em Ciência Política pela CUNY Graduate Center. É professor titular de Ciência Política do IESP-UERJ coordenador do GEMAA, do OLB e do LEMEP. Trabalha atualmente nas áreas de comportamento político, comunicação política, teoria democrática e relações raciais e políticas de ação afirmativa.

JUNIOR

joão feres

Doutor em Ciência Política pela USP e professor da Unirio. Foi pesquisador visitante na New York University e na American University. Foi pesquisador titular da Fundação Casa de Rui Barbosa e é autor, entre diversas publicações, do livro A Política no Banco dos Réus: a Operação Lava Jato e a erosão da democracia no Brasil, escrito em parceria com Marjorie Marona.

KERCHE

fábio

8.png

Luciana Santana é Professora de Ciência Política (UFAL) e Docente no PPGCP-UFPI. É graduada em História (UniBH), Mestre e Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estância de doutorado Sanduíche/Capes-DGU na Universidade de Salamanca (USAL/Espanha).

SANTANA

luciana

Teste de Fundo 4_edited.jpg
3.png

Diretora do Instituto de Ciência Política e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UnB. É autora ou co-autora de sete livros e ganhadora do prêmio Luciano Tomassini Latin American International Relations Book Award. Possui o doutorado em ciência política pela Johns Hopkins University. É coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Resocie - Relações entre Sociedade e Estado.

BÜLOW

marisa von

Jornalista, doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa, pelo PPGL PUC Minas, na linha de Análise do Discurso, é também graduada em Ciências Sociais pela UFMG. É pesquisadora em estágio pós-doutoral no INCT IDDC, investigando desinformação, e pesquisadora colaboradora do IEL UNICAMP.

SANTANA

eliara

21.png

É formada em Jornalismo pela UFPR e mestre em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade Paris 9-Dauphine. Doutoranda em Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas, dedica-se à pesquisa sobre comportamento eleitoral e voto feminino. É também pesquisadora do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) e tem seu doutorado financiado pela Capes.

ROVANI

andressa

Pesquisadora em estágio pós-doutoral no INCT IDDC. Doutora e mestre em Ciência Política e graduada em Gestão Pública pela UFMG. Gestora de projetos do Projeto de Democracia Participativa da UFMG. Tem experiência na área de Ciência Política e Gestão Pública, com foco em Participação, Conselhos de Políticas e Sociedade Civil.

ZANANDREZ

priscila

7.png

Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi diretor do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Unicamp. Atualmente, é membro do Comitê Gestor do INCT - Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, e coordenador da área de Ciência Política e Relações Internacionais da Capes (2023-2026).

AMARAL

oswaldo

4.png

Doutor em Ciência Política, professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da UFMG e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos. Autor de Retirando as Cadeiras do Lugar: Migração Partidária na Câmara dos Deputados, coautor de Governabilidade e Representação Política na América do Sul e coeditor de La Democracia Brasileña: Balance y Perspectivas para el Siglo XXI. 

MELO

carlos ranulfo

Acervo

O Observatório das Eleições foi criado em 2018 no âmbito do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação com objetivo de produzir análises acerca de múltiplos temas relativos ao processo eleitoral.

 

Nasceu como fruto de cooperação entre cientistas políticos e instituições de pesquisa de renome como UFMG, UNICAMP, IESP/UERJ e UnB. Inicialmente, cinco editorias organizaram suas análises das eleições gerais de 2018.

 

Em 2020, o Observatório cresceu e ampliou o escopo de seu trabalho, organizando-se a partir de sete editorias. Foram produzidos cerca de 130 artigos por mais de 60 especialistas de todas as regiões do país.

​Todo este material é público e está reunido no nosso acervo, que você pode navegar clicando nos banners abaixo.

bottom of page